Recent Posts

Contributors

INFORMATIVO DE FRELJORD: Dicas e rotas para fazer a jungle.


jungler é visto como o maestro do time e definir bem a sua rota no início do jogo é um dos pré-requisitos para realizar um bom jogo.


Um bom Jungler sabe bem suas rotas e o mais importante: as do inimigo!

É importante conhecer o campeão que o inimigo esta jogando, pois você pode fazer rotas com as quais ira prejudicar o avanço dele durante o early game. 

Um Hecarim por exemplo utiliza muita mana com o seu (Q) fazendo que o melhor inicio para ele seja no Blue, logo, voçê pode subir para roubar o Red inimigo antes que ele chegue.

Você também pode utilizar isso para matá-lo. Como? Esperando ele na bush de cima do Red e quando ele estiver finalizando o buff você o surpreende. Cuidado! Isso depende muito do campeão inimigo pois, se você estiver contra um Kha'zix ele terá vantagem sob você com a passiva Sabor Do Medo (Alvos isolados). 

Rotas:

Definir suas rotas com o campeão é crucial para seu avanço no early game. Tenha em mente se seu campeão utiliza muita mana, se tem uma limpeza mais lenta ou se se não tem nenhum sustain (cura) assim é possível determinar quais os melhores campos para começar antes de gankar uma lane.

Exemplos:

Full Clear – Blue, Gromp, Lobos, Red, Aquâminas, Krugs: Essa é uma rota que você garante muita experiência e ouro. Ótima também para campeões que visam buscar o level 6 antes de realizar o seu primeiro gank.




Gank level 3 – Red, Lobos, Blue, Gank ou Blue, Lobos, Red, Gank: A rota mais comum da soloQ. Nela você está apto a realizar um gank no level 3.



Gank level 4 – Aquâminas, Red, Lobos, Blue, Gromp, Gank: A grande diferença é que estando no level 5 você tem mais chances de conquistar o abate pois você tem 2 pontos em uma habilidade que você teria apenas 1



 Gank level 2 – Red, Gank: Alguns campeões como Jarvan IV, Evelynn e Shaco tem um ótimo nível 2 e você pode surpreender a equipe inimiga aparecendo muito cedo. Na maioria dos casos, apenas tirar o Flash inimigo já é uma vitória para o Gank.



Invade – Red, Invade: Ótimo para tirar o jungler adversário de jogo e principalmente “tiltar” ele. O invade é uma ferramenta fortíssima, mas tome cuidado! Caso você não tenha pressão no mid, você é quem pode acabar morrendo.



 Dicas Básicas:

Uma coisa importante de se ter durante a limpeza da sua jungle é: VISÃO. Se viu o jungler perto da top side faça a jungle dele da bot side ou se você também estiver próximo a top side se prepare com o seu laner para um counter gank.

Sempre tenha ward na jungle inimiga! Revelando a posição do jungler inimigo seu time pode se preparar para avançar em uma lane ou recuar caso o jungler inimigo esteja preparando um gank.

Existem pontos chave para se colocar wards onde provavelmente será a rota do jungler adversário, assim, evitando um gank bem sucedido do mesmo. 

É muito bom utilizar uma Alteração Oracular para limpar sua jungle das ward inimigas e também para verificar se tem ward em uma bush antes do gank.

Veja abaixo:


Sempre tenha visão dos objetivos (Dragão, arauto, barão...) caso veja que o jungler inimigo esta no top e a bot lane inimiga foi base é um ótimo momento para se fazer o Dragão. Se o inimigo começar a fazer o Dragão e seu time tem visão tente se posicionar para contestar o objetivo. Fique atento a alguns campeões que podem fazer o dragão muito cedo como por exemplo o Warwick ou até mesmo Xin Zhao devido a seu grande sustain (cura).  Roubar a jungle do inimigo é essencial! Fazendo com que ele perca XP e ouro. Atualmente o campo mais importante da jungle são as Galinhas Aquâminas onde você vai obter mais ouro, xp e contagem de farm, sempre procure roubar esse campo do inimigo durante sua limpeza.


Bom, essas foram dicas básicas que um jungler precisa saber e quem sabe eu traga algumas dicas avançadas ou alguns costumes que eu faço durante o meu gameplay.

E caso o seu jungler seja novato, tenha paciência, e no fim da partida mostre esse post para ele. :)